SAMSUNG CAMERA PICTURES

E chegamos finalmente a sexta-feira, aquele dia da semana em que trabalhamos de forma mais descontraída, em que nos preparamos para o descanso do fim de semana ou para uns bons dias de convívio com amigos ou família. Mas não temos que esperar pelo fim de semana para isso, é uma das coisas que tenho referido nas minhas redes sociais, temos que viver mais o agora e deixarmos de esperar por dias específicos para sermos (mais) felizes.

Foi por isso que, a meio desta semana, decidi fazer uma das coisas que me dá realmente prazer, receber amigos em casa para um jantar, acompanhado de bons vinhos. Quem me segue sabe que tenho tido alguns cuidados com a minha alimentação mas, como costumo dizer, o equilíbrio é o segredo para tudo na vida. Amo uma boa refeição e amo ainda mais se for acompanhada por vinho, onde tudo acaba por resultar numa fantástica harmonia. Principalmente se houver também boa conversa e muita risada!

Convidei dois amigos muito especiais e decidi preparar-lhes algumas das coisas que mais gosto de comer. Desde os aperitivos, ao prato, até à sobremesa, tudo foi preparado com todo o carinho mas, confesso, algumas das coisas já vinham prontas porque, ninguém merece passar horas na cozinha! A ideia destes dias é podermos equilibrar tudo preparando a refeição com carinho e dedicação mas também desfrutarmos dela com os nossos convidados.

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESEscolhi 3 vinhos para acompanhar os pratos, todos eles à venda no Lidl Portugal que tem uma vasta seleção de vinhos (regularmente premiados pelos maiores certames nacionais e internacionais) ao melhor preço.
Quem nunca começa um jantar com amigos, com todos enfiados na cozinha, a ajudar nos últimos preparativos mas já a apreciar uns aperitivos com um bom copo na mão?

SAMSUNG CAMERA PICTURESDeixei de parte os típicos aperitivos salgados e mais calóricos e passei a optar por duas coisas que amooooo, Guacamole e Húmus. Sabiam que no Lidl já existem estas delícias prontas a comer? Juro que fazia sempre questão de preparar o Húmus (ainda o faço) mas, provei estes já prontos e fiquei fã! São uma delícia e não deixam de ser mais saudáveis que outras opções. Podem acompanhar com tortilhas de milho bio ou uns palitos de cenoura.

SAMSUNG CAMERA PICTURESPão, uma das coisas que mais me custa resistir, principalmente se for broa! Esta já vem cortada e é sempre muito saborosa. Optei por trazer também uns pães com sementes que adoro. E azeitonas pretas… descaroçadas! Para acompanhar esta primeira parte do jantar escolhemos um vinho branco (Dory Adega Mãe) que desconhecia mas que gostei imenso, sempre bem fresco!

SAMSUNG CAMERA PICTURESFinalmente sentados à mesa a conversa passa a outro nível, mais descontraída e sempre muito animada. Porque sabia que íamos acabar por comer muita coisa e já não gosto de ficar com aquela sensação de enfartada, preparei para prato principal uma das coisas que mais tem feito sucesso nos meus jantares. Uma salada com alface (pode ser rúcula ou espinafres também), tomate cherry, couscous marinado em sumo de laranja com caril e pimenta, camarão cozido e alguns cajus como topping. Depois temperam a gosto, por norma ponho um pouco de sal, um fio de azeite e vinagre balsâmico (amo vinagre balsâmico). Para acompanhar, optei por um vinho tinto (sabia que todos na mesa preferem um tinto), até porque hoje em dia acho que já ninguém cumpre a suposta regra de que os tintos acompanham carnes e os brancos o peixe ou marisco… e ainda bem, porque ligou lindamente com a nossa salada. Um vinho mais intenso para um prato mais leve. Espírito do Côa foi a opção que me sugeriram nos stories do instagram e ainda bem que o fizeram porque não conhecia e adorei.

Para rematar, uma bela sobremesa! Confesso que um dos meus “truques” hoje em dia passa por saltar esta opção mas, nestes jantares de convívio, em que a noite se prolonga e nem nos apetece sair da mesa, uma boa sobremesa acompanhada de um digestivo cai sempre bem.

SAMSUNG CAMERA PICTURESPreparei mais uma das minhas receitas de sucesso, um bolo de chocolate, daqueles bem tradicionais que precisam ter os mesmos ingredientes de sempre senão não sabem ao mesmo. Costumo pôr uma calda que fica maravilhosa mas, como queria acompanhar com uma bola de gelado e um copo de Vinho do Porto, achei que podia dispensar. Sou muito fã dos gelados do Lidl e estes são di-vi-nais! Há tantas opções, cada uma mais deliciosa que a outra, confesso que tive dificuldade em escolher apenas um mas, acabou por vir este (ou não fosse eu fã de morangos) que resultou numa combinação perfeita!

SAMSUNG CAMERA PICTURESFoi um jantar delicioso, que soube lindamente por ter sido a meio da semana, quebrando um pouco a rotina e deixando-nos mais entusiasmados para enfrentar o resto da semana. Tentem fazê-lo este fim de semana também, há que aproveitar todos os momentos que podemos passar com os “nossos”. E somos sempre tão mais felizes à mesa, não somos? 😀

Bom fim de semana!

 

Deixar comentário




dezoito − 2 =