IMG_5774

O ano passado decidi alterar a minha alimentação, não só para perder algum peso mas também para me sentir melhor. Comecei a optar por alimentos, ingredientes e modos de confeção mais saudáveis.

Quando fui desafiada pela AEG para conhecer o Forno a Vapor com tecnologia SteamBoost é claro que aceitei de imediato! Cozinhar a vapor é a forma mais saudável de confecionarmos os alimentos, porque não necessita de gordura e retém todos os nutrientes que muitas vezes se perdem quando os cozinhamos de outras formas.

E se a ideia é conhecer um forno, então tem que ser usado. Decidi cozinhar um dos meus alimentos preferidos, salmão! O salmão tem uma gordura natural que nos interessa consumir, mas que muitas vezes se perde na altura de cozinhar. Dependendo dos fornos, por vezes fica demasiado cozinhado, seco e perde o sabor.

Preparei uns lombos de salmão com um toque oriental, acompanhados de um puré de batata-doce e brócolos que também preparei no forno. Para o salmão usei o programa que combina 50% vapor com 50% calor para o deixar com uma textura firme no exterior mas tenro e suave no interior. Para o puré de batata doce com brócolos usei o programa 100% vapor.

Partilho convosco a receita…

Salmão ao Vapor com um toque Oriental

Ingredientes (para 2 pessoas)

2 lombos de salmão fresco

1 batata doce (média)

1 brócolo (médio)

molho de soja (q.b)

sementes de sésamo (a gosto)

pimenta 5 bagas (q.b.)

sal rosa dos himalaias (q.b.)

azeite (q.b.)

Modo de preparação

Descascar a batata doce e cortar em pedaços (pequenos para cozinhar mais rápido), lavar e cortar os brócolos também em pedaços, juntar no Steam Kit (tabuleiro para cozinhar a vapor) da AEG. Colocar no forno 100% vapor, encher o depósito com água, selecionar o programa “Cozedura assistida” – Legumes – Brócolos (+/- 20 min.).

Quando terminar, retirar do forno e desfazer com um esmagador até obter um puré, temperando ao mesmo tempo com sal, pimenta e azeite a gosto.

Colocar os lombos de salmão numa travessa para ir ao forno, cozinhar com 50% vapor / 50% calor, selecionar Peixe – Salmão – Humidade elevada (+/- 30 min.).

Quando terminar, retirar do forno e temperar (a gosto) com o molho de soja e as sementes de sésamo. Acompanhe com o puré de batata doce e brócolos.

 

Achei o forno muito prático e intuitivo. Os tabuleiros com as calhas telescópicas ajudam na altura de pôr e retirar os alimentos. A porta do forno é composta por 4 vidros que são uma segurança no caso de haver crianças, porque não deixam passar o calor para fora e por isso, caso alguma mão vá lá parar (e sabemos que é o mais certo quando há crianças) não há risco de queimaduras e a própria porta do forno dá para retirar para facilitar a limpeza.

Os programas que selecionamos para cada alimento já têm uma estimativa de tempo e por isso não temos que estar constantemente a confirmar se está pronto, podendo fazer outras coisas, rentabilizando o nosso tempo.

Fiquei completamente rendida a esta Função Vapor. Potencia o sabor dos alimentos, deixando-os tenros, mantendo as suas propriedades nutricionais, as suas cores e texturas originais.

Se eu já gostava de salmão, cozinhado a vapor no forno SteamBoost com tecnologia de vapor garanto-vos que o sabor passa a outro nível, uma verdadeira delícia!

Vejam o vídeo e digam-me o que acharam 😉

Agradecimento: Cozinha @ajnavalho

 

Deixar comentário




17 + 15 =