SAMSUNG CAMERA PICTURES

Apesar de já ter 4 anos o Afonso ainda não tem uma real noção dos dias da semana (nem sei se é suposto aos 4 anos já ter). Ele sabe que o sábado e o domingo são os dias de “descanso” em que ficamos em casa ou arranjamos atividades, que não tem que ir para a escola e que por norma não temos grandes horários e que a 6a feira é o dia em que começa a minha semana ou a do pai. Por vezes andava meio “perdido” nos dias e perguntava quando era o dia de ir para o pai ou se já era fim de semana para poder ficar em casa.

Há umas semanas decidi sentar-me e fazer uma espécie de mapa semanal que ele conseguisse perceber facilmente. Percebi que isto era importante para ele poder sentir-se mais “organizado” e para começar a ter uma ideia dos dias da semana, até porque em alguns deles tem atividades. Não quis fazer nada muito complexo ou elaborado. Na realidade, como podem confirmar pelas fotos, fiz tudo de forma muito básica e simples.

Peguei numa folha de papel e dividi pelos dias da semana e pela semana da Mãe e do Pai. Depois quis dar-lhe alguma graça com desenhos que sugerissem as atividades que tem durante a semana. Mas como por vezes essas mesmas atividades mudam, por causa de feríados, eventos, etc, optei por arranjar ímans que pudessem ser facilmente colocados nos respetivos dias. Procurei e não encontrei nada alusivo às coisas que pretendia, foi quando vi na Tiger (aquela loja que tem mil utilidades e nos faz sempre perder a cabeça) um íman em formato A5 que, de um lado tem papel onde é possível desenhar ou pintar com o que quisermos e do outro é íman. E assim fiz, desenhei os objetos que pretendia, alusivos a cada atividade, e recortei no formato que me apeteceu.

SAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESSAMSUNG CAMERA PICTURESAcho que o resultado ficou divertido e tenho achado mesmo muito útil, até para mim! Acho mesmo que tem piada ficar desta forma meio rudimentar onde os desenhos e as letras não estão nada perfeitos (acho até que depois faço uns com ele) e tudo feito à mão. O Afonso fica menos ansioso por saber em que dia estamos e até acha divertido andar com o boneco dele para trás e para a frente consoante o dia da semana. Já tem mais noção dos dias da semana, das atividades que tem em cada dia e de quando é altura de ir para o pai.

O que acharam do resultado? Têm alguma forma de ensinar os dias da semana que queiram aqui partilhar?

 

Deixar comentário




18 − 14 =