IMG_8674Ver a entrevista do “Faz Sentido” aqui

A chegada de um bebé é sempre um momento especial. Há quem goste de o celebrar em privado mas, há também quem prefira partilhar com família e amigos organizando um Baby Shower.

Estive há uns dias no “Faz Sentido” da SIC Mulher onde, em conversa com a Ana Rita Clara, falámos um pouco sobre esta tradição já tão popular no Brasil e nos Estados Unidos e que, de há uns anos para cá, também começou a ser realizada em Portugal. Neste post falo sobre o passo a passo do Baby Shower, uma festa para comemorar o futuro nascimento da criança e onde a grávida é a protagonista. E se antes se celebrava apenas entre mulheres, hoje em dia os homens (pai do bebé e amigos) também são “permitidos”.

3Cartune Store

Como planear

A melhor altura para organizar o Baby Shower é pelos 7 ou 8 meses de gravidez. A barriga já se nota bem (fica giro para as fotografias) e à partida não há riscos do bebé querer nascer a meio da festa!

Por norma são amigas ou familiares que preparam esta festa, por ser uma altura em que a grávida já pode estar cansada e sem paciência. Mas também há grávidas que preferem ser elas a tratar de tudo, ou porque não gostam do fator surpresa ou porque preferem ter tudo a seu gosto e por isso também já passou a ser comum ser a própria grávida a organizar.

Não faltam empresas e pessoas com ofertas muito variadas, algumas com opções chave na mão onde tratam de tudo, desde a escolha do local, à decoração, ao catering e até pequenas lembranças que por vezes os pais do bebé também gostam de oferecer aos convidados. Claro que a vantagem de ter tudo tratado sem ter que perder tempo ou preocupações tem custos, alguns por vezes elevados. E por isso há quem prefira tratar de tudo pessoalmente. Sempre se consegue poupar algum dinheiro e acho que se fica mais com a sensação de que se viveu em pleno esta experiência, tratando de cada detalhe com todo o amor e gosto pessoal.

Ainda há quem goste de enviar convites por correio ou entregar em mão, estes podem ser comprados ou feitos pela própria grávida. Mais simples e também muito comum hoje em dia é criar um evento no facebook e convidar por aí. Mas nunca falha o velho telefonema! O convite convém ser feito com alguma antecedência (pelo menos uns dois meses) para os convidados poderem ter tempo de pensar no presente que vão levar ou até mesmo, se existir uma lista, não serem apanhados desprevenidos em cima da altura e sem orçamento. Deve mesmo existir essa lista de presentes para não haver a possibilidade dos pais receberem coisas que não precisem, que não gostem ou que alguém dê em duplicado. O ideal é, se for outra pessoa a organizar, poder passar essa lista por todos os convidados de modo a que cada um assinale o que vai oferecer.

12-cópiaCartune Store

O espaço

Se decidirem fazer em casa convém pensar que vão receber um determinado número de pessoas. Por mais que se defina que será uma festa com um tempo curto, a realidade é que as pessoas vão-se cansando e é necessário ter lugares suficientes para sentar, assim como uma zona de circulação sem obstáculos. Caso contrário mais vale alugar uma sala num hotel, restaurante ou espaços específicos para festas. Talvez até compense mais na hora de ter que limpar e arrumar tudo. Também é uma ideia gira um piquenique, caso o tempo o permita claro! Se forem só mulheres podem contratar uma cabeleireira, manicure e maquilhadora e fazerem uma espécie de Beauty SPA onde a grávida terá direito a tudo, acreditem que nesta fase vai-lhe saber pela vida!

Convidados

A estrela da festa é sem dúvida a grávida mas, não nos podemos esquecer que esta “reunião” é para celebrar a chegada de um bebé. Por isso é importante pensar que todos os convidados estão ou irão estar de alguma forma ligados ao bebé e com quem a grávida esteja 100% à vontade.

6Cartune Store

Decoração

A decoração fica ao critério de cada um e do seu gosto pessoal. Há quem prefira aquelas decorações típicas de carrinhos de bebé, biberons, fraldas, cegonhas, etc. Mas há também quem não queira nada tão infantil ou até mesmo (já sabendo o sexo do bebé) prefira cores específicas, decorações com a letra do nome do bebé, atividades às quais os pais estejam ligados, etc.

BShower1_LCQ2268BShower1_LCQ2272Imagens do livro “Hoje é Dia de Festa” da Manuscrito Editora

Catering

Pode ser um serviço contratado a uma empresa ou até mesmo fazerem tudo em casa. Não vale a pena pensar em muita coisa, não é uma festa de aniversário, não há necessidade de servir uma refeição completa. Umas sandes, salgados, fruta, doces, bebidas e um bolo, claro serão suficientes. Também há quem peça a cada um dos convidados para trazer alguma coisa. Sempre fica mais barato a repartir por todos e dá menos trabalho para quem organiza a festa! O bolo pode ser encomendado ou, porque não, fazer um em casa. Há bolos deliciosos que não dão muito trabalho e ficam lindos. Tenho um livro que adoro e que na realidade fala sobre como organizar todo o tipo de festas. Chama-se “Hoje é dia de festa” e por lá podem encontrar informação sobre todo o tipo de festas, inclusive moldes para poderem recriar as sugestões das autoras (Joana Nobre Garcia e Sofia Portugal) e até sugestões de comida para o catering com receitas e ideias criativas de como servir.

9-cópiaCartune Store

Durante o Baby Shower

A ideia será, acima de tudo, poderem conviver um pouco. Por norma, há sempre o momento de entrega de presentes à grávida onde ela costuma desembrulhar à frente de todos.

Também é giro fazer, por exemplo, um jogo com perguntas sobre a maternidade, uma espécie de teste para a futura mamã para saber se está preparada para algumas das situações com que se vai deparar na chegada do bebé. Podem também arranjar um boneco e pedir-lhe para ela pôr a fralda, vestir, etc.

Cada convidado também pode levar uma fotografia sua de quando era bebé e colocarem todas expostas e depois tentarem adivinhar quem é quem!

Podem arranjar um caderno onde cada um dos convidados escreve uma mensagem para os pais, que depois poderão ler e ficar como recordação.

Uma sessão fotográfica também é uma ideia gira, até pode ser um amigo ou familiar a tirar com uma boa máquina fotográfica. Podem arranjar uns acessórios e posar captando esses momentos divertidos.

O mais importante é que todos se divirtam e que fique uma recordação gira desse dia para mais tarde relembrar e até mostrar aos filhos.

 

Deixar comentário




oito − quatro =